Livros

O Fator Melquisedeque

10:54

Olá Cronistas,

Nada melhor do que começar nossa semana com resenha, né? E hoje venho compartilhar com vocês sobre o livro “O Fator Melquisedeque”, que já entrou para minha lista de melhores leituras do ano.



Antes de mais nada, é importante dizer que esse livro é bem antigo, se não me engano, foi escrito mais ou menos quando eu nasci (faz tempo), então, alguns termos podem ser bem antigos, mas a mensagem central do texto é muito mais atual do que se possa imaginar.

Sinopse:
Neste livro, Richadson conta mais 25 histórias fascinantes, que mostram a semente do Evangelho deixada por Deus em cada cultura do mundo. Ele chama este tipo de Revelação Geral de Deus O Fator Melquisede, usando o nome do sacerdote a quem Abraão prestou homenagem no Livro de Gênesis. 

Este livro mudará as idéias de muitos cristãos sobre os povos pagãos e sobre a soberania de Deus.

A proposta do autor é mostrar como Deus tem se revelado, durante vários anos para muitas culturas e de formas diferentes, mas que no final, significam a mesma coisa. Assim, o livro fica dividido em duas partes, a primeira é chamada de “O Fator Melquisedeque” e a segunda, chamada de “O Fator Abraão”.


Quanto o autor fala em Fator Melquisedeque se faz referencia clara a este individuo citado em Gênesis 14: 18-24 por abençoar a Abraão em nome do Deus Altíssimo. Ou seja, se Abraão foi o primeiro patriarca, era ela quem deveria abençoar a Melquisedeque, certo? Isso significa que antes de Abraão conhecer a Deus, Melquisedeque já o conhecia e o adorava. Como? Porque Deus já havia s revelado a ele, mesmo sendo de Canaã, Deus buscou alcança-lo, como a vários outros povos também.


Por outro lado, quando o autor fala em Fator Abraão, ele destaca a promessa que Deus fez (Gênesis 12: 2-3) “2 E farei de ti uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei que te amaldiçoar; e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti.” Resumindo, Abraão não prosperaria por nada, mas para ser uma benção e para abençoar todas as famílias da terra. E antão, vemos o trabalho missionário, que já teve o caminho preparado por Deus.


O livro inteiro é surpreendente. Ver como Deus se revelou aos atenienses antes da chegada de do apóstolo Paulo; aos coreanos antes da chegada de missionários protestantes; a tribos indianas desconhecidas antes dos missionários; ao povo Inca antes da chegada dos espanhóis; e como iniciou a Grande Comissão.


Meu único ponto contra é a capa, que merecia uma renovada. Fora isso, é leitura obrigatória para quem não entende muito sobre o que é, realmente, missões, e principalmente para quem ama missões. Sem dúvida, uma das melhores leituras do ano de 2017, e da vida também.


E pela primeira vez, a resenha saiu junto com o vídeo. Espero que gostem e não deixem de comentar!


Fiquem com Deus!


Título: O Fator Melquisedeque
Autor: Don Richardson
Editora Vida Nova
182 páginas
Skoob: Adicione

Compre aqui: Amazon


Acompanhe o Ju Li Crônicas


You Might Also Like

6 comentários

  1. Oi Ju!
    A temática livro pareceu muito atraente, afinal fazer uma ligação entre as formas de Deus agir em povos e culturas diferentes é algo singular. No entanto o que mais me chamou atenção foi a questão de missões, um assunto que precisa ser mais abordado entre os cristãos principalmente nesses últimos tempos. Fiquei com vontade de ler!
    Abraços!
    Sorteio (Livro + marcadores) - Inania Verba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inania,
      Fico feliz que o tema tenha chamado sua atenção, o livro é ótimo e nos ajuda a ver a história e a cultura do povos de uma outra forma, sabe? Sem contar que é um livro até fininho, então, a leitura é rápida e com muito conteúdo!

      Bjs
      =***

      Excluir
  2. Oiie gostei muito do seu Blogger, ja estou te seguindo, queria que pfv vc me seguisse tbm, um bjj!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any,
      Obrigada pela visita, vou retribuir com carinho <3

      Excluir
  3. Oii! Já tinha visto o livro por aí, mas não sabia muito bem do que se tratava. obrigada por compartilhar a resenha... parece muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, é sempre bom poder ajudar e trocar ideias <3
      P.S. o livro é muito bom mesmo ;D

      Excluir